4 de julho de 2011

CURIOSIDADE - AS VÁRIAS CORES E UNIFORMES DA PMRN

 Modelo de Uniforme utilizado pela PM na década de 70 - Foto: autor desconhecido
 Uniforme utilizado pela PM na década de 70 - Foto: Arquivo TOXINA
Uniforme azul petróleo, utilizado até meados de 1995, quando deu lugar ao atual
Cinza Bandeirante. Foto: Arquivo TOXINA.
Uniforme Cinza Bandeirante, atualmente utilizado pela PMRN - FOTO: Arquivo TOXINA

Todas as Polícias Militares dos Estados brasileiros já passaram por algum processo de modificação nos seus uniformes, algumas com mudanças tão significativas que pareceram perder a identidade padrão de uniforme militar, como é o caso do fardamento utilizado atualmente pelos policiais do Ronda do Quarteirão da Polícia Militar do Estado do Ceará, cujo uniforme foge do padrão militar para dar lugar a um modelo mais "social", justamente como forma de reforçar à proposta do policiamento comunitário.

A polícia militar do RN não fica de fora desse processo de mudanças de uniforme. Mas as mudanças mais marcantes nos uniformes da PMRN ficam mesmo no campo das cores. Do pano chumbado ao caqui, do azul petróleo ao atual cinza.

Há exatos 100 anos, ou seja, em 4 de julho de 1911, o Decreto nº 251, era publicado extinguindo o uso do uniforme de pano chumbado, utilizado até então pela PM, dando lugar ao uniforme cáqui, que passou a ser utilizado até meados de 1976, sendo substituído pelo uniforme azul petróleo. Esse processo de substituição se deu de forma lenta, sendo primeiro implantado na capital do Estado, para só em seguida ser a vez dos policiais interioranos.

Por TOXINA, com informações cronológicas do livro Cronologia da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, de Angelo Mário de Azevedo Dantas, Cel PMRN.

2 comentários:

  1. Parabens ao amigo Sargento Gama, pela sensibilidade demonstrada em suas postagens. Pelo jeito você está lendo o livro de acordo com o calendário, né? kkkkk
    E por falar em uniforme "KÁKI" (no decreto mencionado está escrito assim mesmo, káki), conforme o velho "Aurélio" encontramos como sinônimo "cor de barro". E realmente era parecido. Eu não alcancei o "káki", pois somente comecei a frequentar o quartel da PM a partir de novembro de 1981.

    ResponderExcluir
  2. OLHA SÓ O QUE EU ACHEI NO YOUTUBE! UM VIDEO DA PRISÃO DOS POLICIAIS DE ASSÚ. http://www.youtube.com/watch?v=qkCMHdoiSYQ

    ResponderExcluir