13 de setembro de 2010

CURIOSIDADE - AS VÁRIAS FACES DOS CAVEIRAS DO 2º BPM

Simbolo atualmente usado pelo GTO
Ainda como Grupo Tático Operacional
Espada cravada na caveira - último simbolo utilizado pelo Pel Choque (1995)
Simbolo do Pelotão de Atividades Especiais - Utilizado até meados de 1992
Imagens: Arquivo TOXINA
Antes do filme TROPA DE ELITE ser lançado e virar um hit nacional, as tropas de elite das polícias brasileiras despertavam pouco interesse do público ou eram vistas apenas pelo diferencial da farda (preta ou camuflada). Contudo, após a divulgação do filme, os olhos do público se direcionaram mais atentamente para a vida dos que fazem parte dessas forças especiais.

O 2º BPM também tem a sua tropa de elite. Hoje, com o nome de GTO – Grupo Tático Operacional, mas que já recebeu diversas outras nomenclaturas, tais como: PELOPES - Pelotão de Operações Especiais, PAE - Pelotão de Atividades Especiais, PEL CHOQUE - Pelotão de Choque, GAE - Grupo de Atividades Especiais, GTC - Grupo Tático de Combate.

Quando seus integrantes não estão atuando diretamente na atividade policial, estão na prática dos diversos tipos de treinamentos que fazem parte da rotina do grupo. Pelo preparo diferenciado a que são submetidos, os grupos táticos são utilizados em situações que exigem o emprego de policiais especializados, prontos para atuar nas situações mais complexas.

Além do fardamento possuir características diferentes do utilizado pelo restante da tropa, os policiais carregam em seus "ombros" outro símbolo de destaque, que é o brasão. No 2º BPM, esse brasão já possuiu diversos formatos, desde a águia (simbolizando o olhar sempre alerta) até as caveiras tão em moda atualmente, conforme imagens acima. Cada símbolo traz uma mensagem subjetiva, estimulando cada componente da força a cumprir com honra e dedicação a missão que lhe é confiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário