19 de setembro de 2010

CURIOSIDADE – CABO PASTEL, O POLICIAL QUE MATOU COLCHETE E PRENDEU JARARACA

Rara fotografia do Sargento Pastel, autor da morte do cangaceiro Colchete
Boletim Regimental que promoveu o cabo Leonel da Silva Pastel
Soldado João Batista, Cangaceiro Jararaca e o Soldado João Arcanjo
Boletim Regimental que promoveu os soldados João Arcanjo e Minervino Fagundes
Imagens cidadas pelo Coronel Ângelo, historiador da PMRN e editadas por TOXINA.

Acostumados a pilhar cidades inteiras, o bando do cangaceiro Lampião conheceu em Mossoró sua primeira derrota. Por volta de 16h00 do dia 13 de junho de 1927, Lampião e seus cangaceiros invadiam a cidade de Mossoró os quais foram recebidos e expulsos à bala pelos corajosos mossoroenses.

Entre os cidadãos que se encontravam nas várias trincheiras armadas pela cidade, estavam alguns policiais que pertenciam ao contingente policial local.

Um deles era o Cabo Leonel da Silva Pastel, pouco conhecido na história e cuja única fotografia foi descoberta tem pouco tempo pelo Coronel Ângelo, historiador da PMRN.

Conforme Boletim Oficial da PM, o Cabo Pastel teria sido o responsável pela morte do cangaceiro Colchete e também teria sido o autor da prisão de Jararaca, ferido no peito quando tentava ajudar seu companheiro Colchete.

Por tais razões, Pastel foi promovido ao Posto de Sargento, tudo isso registrado no Boletim Regimental da PMRN, nº 166, datado de 15 de junho de 1927. Além disso, também foram promovidos ao Posto de Cabo, os soldados Minervino Fagundes e João Arcanjo, pela coragem com que ajudaram a população a enfrentar a investida do Bando de Lampião, tudo isso, registrado no Boletim Regimental nº 172, de 21 de junho de 1927.

Outro policial que participou da defesa da cidade está na famosa foto em que Jararaca aparece ferido e escoltado por dois soldados. João Batista é o soldado que está com um pano amarrado no queixo motivado por uma forte dor de dente ou papeira e que também foi posteriormente promovido a sargento; chegou a ser agraciado com uma medalha da Prefeitura de Mossoró pelo reconhecimento a sua coragem e valentia no combate aos cangaceiros.

O outro policial da foto, não mencionado nem mesmo pelos historiadores mais renomados é o soldado João Arcanjo. Depois de várias pesquisas nos arquivos históricos da PMRN, o Coronel Ângelo colheu informações precisas que indicam como sendo João Arcanjo o outro soldado que aparece na fotografia.

TOXINA, com informações cedidas pelo historiador da PMRN, Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas.
.
ATUALIZANDO - Recebi do senhor Valternandes, comentando sobre as informações desta postagem, mais dados esclarecedores que me obrigam a fazer essa complementação.
.
Valternandes disse...
...realmente o outro policial era o soldado João Arcanjo! ele era avô de minha esposa, aqui em Mossoró vivem três de seus filhos, José Arcanjo de Oliveira, Pedro Arcanjo de Oliveira e Luzia Arcanjo de Oliveira. Nenhum foram convidados para receber homenagem no dia da inauguração do Memorial de Resistência!!! acho que não pesquisaram direito!!!

3 comentários:

  1. realmente o outro policial era o soldado joão arcanjo! ele era avô de minha esposa, aqui em mossoro vivem tres de seus filhos, josé arcanjo de oliveira, pedro arcanjo de oliveira e luzia arcanjo de oliveira. nenhum foram convidados para receber homenagem no dia da inaguração do memorial de resistencia!!! acho que não pesquisaram direito!!!

    ResponderExcluir
  2. Valternandes, nem mesmo os historiadores mais renomados e experientes conseguiram identificar o outro policial da foto (João Arcanjo). Isso foi fruto de uma árdua pesquisa do Cel. Ângelo, da PMRN, que passou meses pesquisando sobre o assunto e chegou ao nome do outro policial da foto, que por um acaso é avô e sua esposa. Ainda existem muitos fatos a esclarecer, pois até afirmarem que no dia do ataque de Lampião, não tinha nenhum policial em Mossoró, já li a respeito. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. é verdade q o próprio João Arcanjo foi o carrasco de Jararaca, o golpeando no pescoço com um punhal?

    ResponderExcluir