7 de setembro de 2010

CURIOSIDADE - PM BOX AO LADO DO ANTIGO "PRÉDIO DE ZINCO" EM MOSSORÓ

PM Box (circulo) localizado ao lado do prédio de zinco - FOTO: cedida pelo Sd Eduardo
PM BOX no 2º BPM - FOTO via celular do TOXINA
Atualmente, toda comunidade que deseja um pouco mais de segurança para seus moradores, pede a instalação de uma base de policiamento comunitário no local, pela eficiência no combate à criminalidade. Porém, na Década de 80, em Mossoró, outro tipo de policiamento predominava em nossa cidade que era o PM BOX ou como chamavam os policiais da época os BETAS, denominações que eles recebiam para controle interno.

O da imagem acima é um dos que ficavam localizados no extenso bairro Santo Antônio, mais precisamente na esquina que dava acesso ao antigo "prédio de zinco" e SENAI.

Essa foto me foi cedida pelo Soldado Eduardo, policial que gosta de ler sobre o passado da PM. Não consegui determinar o ano em que essa foto foi tirada, mas pela estrutura física do bairro, perece ser do início dos anos 80, já que as ruas não contavam sequer com calçamento em paralelepípedo.

Diferente de hoje, nota-se também o pouco fluxo de transeuntes pelas ruas, remontando a uma época de poucas ocorrências e menor índice de criminalidade.

Para o policial da época, o serviço era de total desconforto. Geralmente eram empregados dois PMs, que permaneciam por 24 horas de serviço ininterruptos. O raio de atuação dos policiais também era limitado, pois tinham que atender aos chamados da população a pé. Mesmo assim, com todas as deficiências estruturais, o policiamento com base nos BOXES POLICIAIS foi de extrema importância e eficiência para a época.

Hoje, restam apenas três velhos modelos desses PMs BOXES na sede do 2º BPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário