12 de janeiro de 2011

CURIOSIDADE - 12 DE JANEIRO - 61º ANIVERSÁRIO DA INSTALAÇÃO DO 2º BATALHÃO DE INFANTARIA EM MOSSORÓ

Rara imagem de Policiais militares do 2º BI, em Mossoró.
Primeiro Boletim Diário do 2º BI, datado de 12/01/1950
FOTOS: Acervo Digital do TOXINA


Em 12 de Janeiro de 1950 foi solenemente instalada a Sede do 2º Batalhão de Infantaria em Mossoró, ocasião em que o Major Luiz Gonçalves de Araújo assume a função de respectivo Comandante.

O Major Luiz Gonçalves foi o primeiro Comandante do 2º BI, atual 2º BPM em Mossoró, assumindo como Subcomandante o Capitão José Fernandes Lucena.

Nesta data, também foi iniciada a confecção do Boletim Diário do II B.I., documento para registro de todas as atividades diárias desenvolvidas pela Polícia Militar. O Boletim Diário nº 01, datado de 12 de janeiro de 1950 fez o registro da Instalação do II B.I, trazendo o seguinte texto:

"Instalo hoje, neste Quartel, o II B.I., organizado em virtude da Lei nº 155, de 4 de outubro de 1949, cujo Comando assumo nesta data. Com a organização desta nova Unidade, com sede em uma das mais progressistas cidades do interior do Estado, ampliam-se, nela um dos setores de maior atividade da Polícia Militar, com o propósito de assegurar a tranquilidade entre a família sertaneja que nesta Zona do Oeste Norteriograndense, labuta num trabalho porfiado em prol do progresso material e moral desta faixa do rincão nordestino. Este comando congratula-se com todos os habitantes da terra mossoroense por este feliz acontecimento, reafirmando os seus propósitos de bem servir a coletividade, contendo, para isso, com a ajuda dos seus camaradas. Assina, Luiz Gonçalves de Araújo - Major Comandante."

O 2º BI foi instalado à Praça Antônio Gomes, local também destinado à Delegacia de Polícia e Cadeia Pública, e onde atualmente funciona o prédio do Museu da Cidade. A Polícia Militar permaneceu neste prédio até o ano de 1971, quando mudou-se para sua atual sede, em prédio próprio, situado no bairro Aeroporto.

Por TOXINA, com informações dos livros Cronologia da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, do Coronel PM Angelo Mário de Azevedo Dantas; 2º BPM, Notas para a História, de Antônio Nonato de Oliveira e Boletim Diário Nº 001, de 12 de janeiro de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário