27 de abril de 2010

RADIOGRAFIA DO CRIME NA CIDADE DE MOSSORÓ E ÁREA PERTENCENTE AO 2º BPM

Os pontos marcados no mapa indicam os locais de ocorrências de homicídios em 2010
Mapa da área do 2º BPM e o total de homicídios registrados em 2010
O mapeamento das ocorrências de homicídio realizado pelo Blog TOXINA sinaliza para uma causa que é apontado quase como por unanimidade pelos estudiosos da segurança pública do mundo todo, que é a relação direta ou indireta com o tráfico ou consumo de drogas. Muitos homicídios que ocorreram em 2009 e 2010 em Mossoró tem alguma relação com o tráfico/consumo de entorpecentes.
.
Uma parcial desse mapeamento está sendo publicado hoje através de um diagnóstico criminal que o Blog TOXINA confeccionou de forma ainda primária (estamos tentando elaborar um em flash, para que o leitor possa interagir com as informações), para dar uma idéia dos locais em que mais ocorrem os homicídios na cidade de Mossoró, bem como, nas cidades sob a responsabilidade do 2º BPM.
.
As explicações para os homicídios correlacionados diretamente com o tráfico de drogas executam-se principalmente por questões de dívidas com traficantes ou por disputas por pontos de vendas. As relações indiretas ocorrem quando as vítimas são alvos dos usuários ou traficantes visando a aquisição de bens para sustento do vício ou das atividades do tráfico.
.
Na área do 2º BPM, que compreende exatamente 14 cidade, já ocorreram 54 homicídios até 26/04, data do nosso último levantamento. Desse total, 37 ocorreram em na cidade de Mossoró. No ano de 2009, o total de homicídios registrados na área do 2º BPM, no período de janeiro a Abril, somou 54 casos, sendo 38 registrado em Mossoró.
.
Uma das caracterísitica levantas para os casos de homicídios em Mossoró é que ocorrem geralmente nos bairros mais populosos e nas áreas periféricas da cidade. Além disso a mudança nos hábitos dos viciados em drogas contribuiu para o aumento da violência, onde os usuários deixaram de consumir a maconha, uma droga de efeito mais "brando", e passaram a consumir exclusivamente o crack, uma droga que tem um poder viciante quase que instantâneo. Nas outras cidades pertencentes a área do 2º BPM, a relação homicídio X tráfico/consumo de drogas parece não ser tão acentuada, sendo as motivições criminosas bastantes variadas.
.
O 2º BPM está atento aos dados estatísticos e reforçou todas as áreas consideradas mais críticas. Diariamente esses bairros são monitorados pelas viaturas de serviço normal, bem como, através das operações ininterruptas de blitzs que são empregadas conforme os levantamentos dos dados estatísticos.
.
Além dos policiais do 2º BPM a cúpula da Segurança Pública também têm se mostrada preocupada com o avanço das drogas e além do combate ao tráfico feito diariamente pelos meios diretos, com as ações policiais, age indiretamente no combate as drogas, através dos projetos sociais. Uma das últimas ações adotadas nesse sentido foi a ampliação do Programa Educacional de Resistencia às Drogas - PROERD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário