28 de julho de 2010

CURIOSIDADE - MOTOS COM SIDECAR, PRECURSORAS DA ROCAM DO 2º BPM

Imagens retiradas da internet. Meramene ilustrativas
A ROCAM - Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas, foi instalada em Mossoró por volta do ano 2000. As primeiras motocicletas eram as modelos XR 200 e XRL 125, ambas da Honda.

Com a chegada da ROCAM em Mossoró, esse tipo de policiamento logo ganhou destaque na mídia local. A dinâmica no atendimento favorecia uma presença mais rápida do policiamento no local da ocorrência. Além disso, as perseguições com a captura de suspeitos também tiveram aumento significativo depois da implantação dessa modalidade.

Os patrulhamentos da ROCAM geralmente são efetuados em duplas, salvo em ocasiões de operações mais específicas.

Porém, antes disso, o 2º BPM em Mossoró, já contou com um tipo de policiamento que podemos dizer que foi o precursor do atual modelo da ROCAM.

Entre 1981 e 1984, o 2º BPM recebeu seis motocicletas Yamaha RX 180, com Sidecar integrado. Esse tipo de policiamento ganhou até uma nomenclatura própria na cidade e “Cosme e Damião” era uma das várias denominações recebidas pelos policiais.

Esse modelo de motocicleta ganhou destaque durante a 2º Guerra Mundial e após adaptações passou a ser empregada para o policiamento urbano nas cidades do mundo todo.

Em Mossoró o policiamento durou até meados de 1984. O sidecar das motocicletas foram removidos e a maioria delas passou a ser empregada para serviços administrativos. A partir daquele ano os carros passaram a ganhar maior destaque na frota motorizada.

Infelizmente, não consegui nenhuma fotografia dessas motocicletas atuando em Mossoró. Apesar de buscar junto a policiais mais antigos que trabalharam nesses veículos, os registros fotográficos da época são raros. Para ilustrar a matéria vou expor alguns modelos de motos com sidecar, bem parecidos com os que foram utilizados no 2º BPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário