18 de julho de 2010

CURIOSIDADE - POLÍCIA MILITAR DO RN COMBATE A INTENTONA COMUNISTA

Quartel da Salgadeira (atualmente Casa do Estudante), antigo Quartel General da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, após intenso combate à Intentona Comunista.
A Intentona Comunista foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Na realidade, o movimento tinha por objetivo derrubar o presidente e tomar o poder. Liderada pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), a Intentona eclodiu em novembro de 1935, mas foi rapidamente combatida pelas Forças de Segurança Nacional.

O movimento ganhou adeptos dentro dos Batalhões do Exército. Militares de baixa patente inclinados ao comunismo iniciaram a rebelião na noite do dia 23 de novembro de 1935, em Natal, no Rio Grande do Norte, onde os revolucionários chegaram a tomar o poder durante três dias, e ainda instalaram um governo revolucionário provisório. Depois se estendeu para Maranhão, Recife e por último para o Rio de Janeiro, no dia 27.

Na foto acima, o antigo Quartel da Polícia Militar, após um intenso combate contra os insurgentes da intentona comunista.

Quartel da Salgadeira (atualmente Casa do Estudante), antigo Quartel General da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, após o combate à Intentona Comunista.

FONTE: www.infoescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário