13 de agosto de 2010

CURIOSIDADE – INFORMAÇÕES SOBRE O ANTIGO QUARTEL DA RIBEIRA

Quartel da Ribeira em Natal, inaugurado em 1898
Atual Predio da Ribeira - Foto tirada em 2007
O prédio do antigo Quartel da Ribeira, que na época se chamava Batalhão de Segurança começou a ser construído no ano de 1894 para servir de Quartel para a PM. Sua obra foi paralisada por um tempo, sendo reiniciada em 1896. Finalmente com a finalização das obras o Quartel foi inaugurado em março de 1898, mais precisamente na esquina da Rua Frei Miguelinho com Esplanada Silva Jardim, no bairro da Ribeira em Natal/RN.

O prédio permaneceu como Quartel do Comando da PM até o final de 1907, quando o Governo do Estado resolveu vende-lo ao Governo Federal, especificamente ao Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, a fim de servir com sede da repartição do melhoramento do Porto da Capital. Atualmente o prédio abriga um sindicado ligado à trabalhadores portuários.

Do Quartel da Ribeira a PM foi abrigada no Prédio da Avenida Rio Branco, no bairro Cidade Alta, onde permaneceu por cerca de três anos, quando foi transferida para o andar térreo do Palácio do Governo.

Segundo Consta em livros de Câmara Cascudo, Frei Miguelinho nasceu nas imediações do Prédio da Ribeira, motivo pelo qual colocaram uma placa na parede lateral do prédio alusiva ao centenário do seu nascimento.

Apesar das várias modificações feitas na estrutura do prédio, onde janelas da fachada principal foram fechadas e os torreões existentes na parte superior que marcavam seu inconfundível estilo arquitetônico foram eliminados, a placa alusiva ao centenário de Frei Miguelinho, permanece lá até hoje.

FONTE: Coronel da PMRN Ângelo Mário de Azevedo Dantas - atualmente trabalha na Corregedoria da PM. Muito gentilmente o Coronel Ângelo vêm contribuindo para que possamos trazer à público fatos que marcaram a história da PMRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário