29 de agosto de 2010

CURIOSIDADE - “O GRANDE FOGO DA CAIÇARA – PRIMEIRO CONFRONTO DE LAMPIÃO COM A POLÍCIA DO RN EM SOLO POTIGUAR” – PARTE FINAL

Medalha comemorativa aos 80 anos do "Grande Fogo"
Palco do grande evento em Marcelino Vieira - Fardados na foto o Tenente Coronel Romualdo e o Coronel Ângelo
Dr. Iramar, Prefeito de Marcelino Vieira, Juiz de Direito Sérgio Augusto de Souza Dantas e o Coronel Ângelo
Detalhes da placa de bronze com data corrigida
Antigo Local onde foi edificado o monumento ao soldado José Monteiro de Matos
Novo local onde foi reerguido o monumento.

A bravura do soldado José Monteiro de Matos infelizmente parece ter se perdido com o tempo. Notadamente a história do primeiro confronto da PM RN com o bando de Lampião ficou relegada a um plano secundário, apagado pelo confronto que houve logo em seguida na cidade de Mossoró.

Porém, no ano de 2007, uma homem resolveu dar um novo estímulo à história. Com o objetivo de rememorar o primeiro confronto entre a PM e os cangaceiros de Lampião, o Coronel Ângelo, da PMRN, planejou um encontro no mesmo local onde ocorreu o embate. Para marcar a importância da encontro, ele idealizou a criação da Medalha Comemorativa aos 80 anos do Grande Fogo, além de ter confeccionado seu Decreto, outorgada pelo Prefeito da cidade e sugerido a data da solenidade.

Exatamente no dia 10 de junho de 2007, foi realizada a marcante solenidade no município de Marcelino Vieira. Cerca de 25 pessoas foram agraciadas com a entrega das medalhas comemorativas, entre elas posso citar o juiz de direito Sérgio Augusto de Souza Dantas, autor de três excelentes livros sobre o cangaço. Entre eles “Lampião e o Rio Grande do Norte – A História da Grande Jornada”, que aborda com detalhes o confronto em Marcelino Vieira. A indicação do Juiz de Direito Sérgio Augusto para receber a medalha foi idéia do próprio coronel Ângelo, reconhecedor da importância de sua obra literária.

O reconhecimento do prefeito de Marcelino Vieira pelo esforço do coronel Ângelo em reviver esse fato histórico foi tão irrestrito que dos 25 agraciados com a medalha comemorativa aos 80 anos da passagem de Lampião pela cidade, 20 foram indicados pelo próprio coronel Ângelo.

Na ocasião foram agraciados o Comandante Geral da PMRN, Coronel Marcondes, representando toda corporação; o falecido Coronel Solon Andrade de Araújo, que na época do confronto, era tenente e comandava o Destacamento de Luiz Gomes; o sargento Fransueldo, comandante do destacamento de Marcelino Vieira em 2007 e o sargento Francisco das Chagas Alves, que muito contribuíram para a realização do evento.

Da solenidade em 2007, também resultou na reparação de um erro histórico. A data do monumento original erguido em homenagem ao soldado José Monteiro de Matos, estava grafada como sendo 16 de junho de 1927 e graças à constatação do coronel Ângelo, que buscou fontes para corrigir o lapso, foi construído outro monumento, contendo a mesma placa de bronze, porém com a data correta, ou seja, 10 de junho de 1927.

Outra particularidade na edificação do novo monumento se deu com sua instalação em um local próximo ao anterior, que ficava ao lado de um bar, e segundo testemunhas, algumas pessoas que faziam uso diário de bebida alcoólica sempre jogavam restos de bebida no monumento antigo, um ato de extremo desrespeito aos admiradores da história.
.
NOTA - As informações e imagens sobre a realização dessa solenidade me foram repassadas pelo coronel Ângelo, historiador da PMRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário