4 de setembro de 2010

CURIOSIDADE - HISTÓRIA DO CFC 1994 REALIZADO NO CEFAP EM NATAL

Fotos: Arquivo TOXINA
Muitos afirmam que o primeiro curso de graduação na PM, seja para cabo ou sargento, acaba se tornando o mais importante de nossas vidas. Confesso que existe sempre um fundo de verdade nisso. Pelo menos comigo aconteceu assim mesmo. Considero o Curso de Formação de Cabos - CFC 1994, o melhor curso de formação que participei até hoje. Talvez a decepção com o CFS (história que contaremos mais tarde) tenha contribuído para essa certeza.

Até março de 1994, nunca tinha estado na capital do Estado. Em um dia do final mês de março, às 16h00, o então Comandante do 2º BPM, Major Marcos, me comunica que deveria estar no CEFAP, as 5h00 da manhã do outro dia. Um misto de pânico e alegria tomou conta de mim. Alegria, por finalmente ter sido chamado para fazer o curso de Cabo, fruto de horas de estudos visando ser aprovado no concurso interno. Pânico, pois naquela época, as coisas eram bem mais complicadas que agora, e uma simples viagem à Natal tinha suas doses de aventura. Minha salvação foi o ônibus que vinha de Fortaleza e seguira à Natal. Quase lotado, só restava 1 vaga.

Em Natal, o curso foi intenso. Tanto pela carga de "ralação", ainda muito válida na época, quanto pelas dificuldades de estar longe de casa e com pouco dinheiro para custear as despesas básicas. Felizmente, isso foi superado pelas ótimas aulas que tivemos durante o curso.

Ao final, no dia 16 de junho de 1994, concluímos o CFC com uma bela solenidade no Auditório da ETFERN, o que também quebrou paradigmas na própria PM, já que a solenidade militar, comum na PM, tinha sido deixada de lado, dando lugar a um evento mais "civil", embora cheio de detalhes e regras a serem cumpridas.

Lembro com bastantes saudades dos companheiros daquela turma, cuja maioria perdi contato tão logo terminou o curso, tais como: Adelino, Alberi, Antoni, Antoniel, Sérgio, Antônio, Alcântara, Souto, André, Cláudio, Moreira, Davino, Delmo, Dionísio, Domício, Edilton, Emanoel, Eurico, Edson, Medino, Campos, Gilvan, Carneiro, Pacheco, Braz, Jefferson, Jerônimo, Pessoa, Arlindo, Euzelí, Moura, Gentil, Joaquim, Marinho, Wilson, Josenilson, Josué, Kleyber, Jonhson, Lourival, Gonzaga, Marcos, Sullivan, Nerivaldo, Galvão, Lira, Paulo, Roberto, Bento, Murilo, Belmiro, Alfredo e Valdir. Além disso, como a turma era mista, nos agraciava com suas belezas as alunas, Eliane, Eva, Luciene, Márcia, Martha, Edileusa e Patrícia.

A maioria dos colegas acima, já participou de outros cursos na PM. Alguns são sargentos, quase galgando a graduação de subtenentes, outros são oficiais, alguns deixaram a PM e infelizmente também, alguns já não estão entre nós.

Para os colegas da turma do CFC 1994, deixo meu abraço e dizer da importância de cada um de vocês que fazem ou fizeram parte da grande família policial militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário