9 de outubro de 2010

CURIOSIDADE – O MAIS ANTIGO DOCUMENTO MANUSCRITO DA PMRN

Imagens cedidas pelo Coronel Ângelo, historiado da PMRN
As imagens acima são do mais antigo documento encontrado até hoje, pertencente a PMRN. Trata-se de um livro, de papel pautado, que se encontra em regular estado de conservação nos arquivos do Quartel do Comando Geral da PMRN. Algumas de suas folhas estão ilegíveis, certamente devido à ação do tempo e ao pouco cuidado com relação ao manuseio de documentos históricos.

No livro, estão escritos ofícios e outras comunicações referentes à Polícia Militar. Na sua primeira folha está uma espécie de "abertura do livro" (conforme imagem acima), que faz referência justamente ao ano de 1836, contudo, muitos dos seus documentos são datados de 1835. Não sei exatamente que explicação dar para esse lapso cronológico, mas provavelmente, o livro aberto no ano de 1836, tentou registrar oficialmente documentos novos e os mais antigos sob a responsabilidade da corporação.

A segunda imagem, datada de 17 de julho de 1835 é um ofício assinado pelo tenente do Exército Manoel Ferreira Nobre, que também foi o primeiro comandante da PMRN. O documento faz referências a questões da área da saúde.

Uma curiosidade a respeito desse livro é que ele foi um dos documentos mais importantes utilizados pelo Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas, para dar embasamento e suporte no Decreto que reconheceu a data da criação da PM como sendo em 27 de junho de 1834 e não 4 de novembro de 1836.

As duas imagens me foram enviadas pelo Coronel Ângelo com o desafio de ajudá-lo a traduzir o manuscrito assinado pelo Tenente Manoel Ferreira Nobre. Não conseguir ler sequer 20% do escrito, justamente por não estar habituado a ler manuscritos de época. Porém, o Coronel Ângelo conseguiu traduzir quase 100% do documento, conforme transcrição abaixo.

Ilmº Senhor .... (?) Representando o guarda do Corpo Policial do meu interino comando Manoel Gomes Meira .... (?) não poder fazer o serviço algum pelo impedimento de uma rutura que tem na virilha esquerda, deve ....(?) V.Sª de inspeciona-lo comunicando-me por escrito o resultado para poder com legalidade dirigir-me ao Exmº Sr. Presidente. Deus guarde V.Sª. Quartel na cidade do Natal 17 de julho de 1835. Ilmº Sr. Cirurgião Mor Bernardo Luiz A...(?) Chaves. Assina: Manoel Ferreira Nobre comandante interino

Um comentário:

  1. Parabens pela postagem. Ficou muito boa. Necessário apenas duas pequenas correções: 1ª - a data de criação da PM/RN é 27 de JUNHO de 1834 (por equivoco vc escreveu JULHO; 2ª - Na transcrição do texto o correto é: "Representando o guarda", e não Representando a guarda.
    Todos os soldados do Corpo de Polícia eram chamados "guardas".

    ResponderExcluir