4 de novembro de 2010

CURIOSIDADE – SOLENIDADE NA 3ª CIA/2º BPM, EM PATU

Foto 1: Major Marcos Rodrigues e o então Capitão Jânio Marinho, passam em revista à tropa
Foto 2: Major Marcos se dirige à tropa. Ao seu lado aparece o falecido Major Laerson
FOTOS: Arquivo TOXINA
As fotos acima registram uma solenidade que aconteceu na então 3ª CPM/2º BPM, com sede em Patu/RN. Muito provavelmente deve-se datar do ano de 1993.

Na foto 1 em primeiro plano aparecem o então Major Marcos Rodrigues Pinheiro, que assumiu o Comando do 2º BPM em Mossoró, em março de 1993 e o Capitão Jânio Marinho da Silva, que provavelmente estava recém promovido ao posto de Capitão. Nesse momento, conforme a disposição do dispositivo militar, ao que tudo indica o Major Marcos passava em revista à tropa.

A solenidade talvez fosse algum tipo de inspeção do novo comandante do 2º BPM às companhias fora da sede da Unidade.

Na foto 2, o Major Marcos se dirige a tropa, já formada em novo dispositivo. Ao lado dele aparece também o saudoso Major Laerson José Costa, que faleceu vítima de um acidente de trânsito. O Major Laerson, trabalhou por muitos anos na área do 2º BPM, assumindo o posto de subcomandante da Unidade, e por diversas ocasiões chegou a assumir interinamente o Comando da Unidade.

Uma curiosidade perceptível nessa foto é a forma como os policiais usavam a gandola; por fora da calça e sustentada pelo cinto NA.
Nota: Agradeço mais uma vez a boa vontade do Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas, historiador da PMRN, em perder um pouco do seu precioso tempo, nos fornecendo informações cronológicas a respeito das fotos acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário