10 de novembro de 2010

SÉRIE: ARMAS DA POLÍCIA - BASTÕES POLICIAIS

Imagens retiradas do Google Images, meramente ilustrativas
Hoje falaremos sobre, talvez, a arma mais comum utilizada pelas polícias do mundo inteiro e que também possui um conjunto de métodos eficazes de aplicação no cotidiano do trabalho policial. Trata-se do bastão ou tonfa policial, que é considerada mais uma arma debilitante e anti-pessoal, também caracterizada como não letal.

Existem vários tipos de bastões policiais, escolhidos de acordo com a finalidade a que se presta. No dia a dia do serviço policial, é bastante comum você encontrar entre os vários apetrechos do policial militar o bastão tipo tonfa (bastão com empunhadura), geralmente feito de plástico. Existem artes marciais que se utiliza principalmente desse tipo de arma. Sua técnica é originária de Okinawa, desenvolvida quando a população se viu obrigada a criar armas de defesa fáceis de conduzir e utilizar. No Brasil, existem vários cursos que ensinam técnicas de defesa e ataque com uso da tonfa, exclusivamente para policiais.

Além da tonfa, a PM ainda conta com uma variedade de outros tipos de bastões, como os retráteis, os bastões para operações de controle de distúrbios (geralmente utilizados pelo policiamento de choque) e o bastão de choque elétrico, que usa a mesma tecnologia das armas tasers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário