26 de fevereiro de 2011

A PRAÇA OU O PRAÇA?


FICHA INFORMATIVA
Reproduzido de: Blog do Geraldo
Autor: Geraldo
Publicação: 29/12/2009 - 07:43
Dica da Matéria: Referência encontrada na Comunidade PMRN do Orkut, postada por Sidcley, em 25/02/2011.
Link para Matéria:
Clique aqui.

Os revisores de texto do Congresso mais uma vez erraram quanto ao emprego do vocábulo "Praça". O artigo 33 da lei 12086 diz: "A Praça a que se refere o art.32 frequentará o Curso de Habilitação de Oficiais na graduação em que se encontra..."

Repetindo erros anteriores, os revisores se referem ao policial do Quadro de Praças como "A Praça" Erro. No gênero feminino, praça se refere a lugar público: A Praça dos Três Poderes.Na acepção de soldado, cabo,sargento e subtenente, o vocábulo deve ser usado no gênero masculino. Como nesse exemplo de de Paschoal Cegalla: "Vi um praça entrando no quartel"[Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, RJ, Nova Fronteira, 1999]

Os bons escritores também usam o gênero masculino para se referir a esses militares. Vejamos:"Onde estão os praças de cavalaria,que já não tilintam esporas na calçada?" (Dalton Trevisan, O Vampiro de Curitiba,p.138).Podem dizer: "Está na Lei". Não importa. Erro oficial não deixa de ser erro. Ademais, quem legisla e interpreta a norma culta da língua são outras autoridades: Suas Exas - Evanildo Bechara,Domingos Paschoal Cegalla,Saconni,Eduardo Martins,etc. Não pertenço à "Brigada dos Mártires de al Gramática". Tenho perspectiva sociolingüística, mas texto oficial tem de primar pela norma culta e pelo Volp.
.
Halk enviou o seguinte comentário:
Não sou um "Bechara da vida", mas, vou discordar, pois no trecho em questão o termo "a praça" se refere as diversas graduações(feminino) do quadro de praças. Nesse caso específico há dualidade no emprego do artigo. Desta feita, no meu parco entendimento, pode-se usar as duas formas: "a praça" ou "o praça" Para ilustrar meu pensamento cito: (...) "Um substantivo comum de dois géneros/gêneros (frequentemente chamado simplesmente comum de dois) é um substantivo que tem dois valores de género/gênero possíveis, sendo que a escolha de um valor não tem consequências morfológicas (a palavra mantém-se inalterada independentemente do género) mas tem consequências sintácticas/sintáticas, pois este substantivo *****tem a capacidade de desencadear alterações morfológicas nas palavras que com ele concordam.***** Exs.: «o intérprete/a intérprete, o jurista/a jurista»."(...)
Referencia:http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=12203

2 comentários:

  1. Não sou um "Bechara da vida", mas, vou discordar, pois no trecho em questão o termo "a praça" se refere as diversas graduações(feminino) do quadro de praças. Nesse caso específico há dualidade no emprego do artigo. Desta feita, no meu parco entendimento, pode-se usar as duas formas: "a praça" ou "o praça" Para ilustrar meu pensamento cito: (...) "Um substantivo comum de dois géneros/gêneros (frequentemente chamado simplesmente comum de dois) é um substantivo que tem dois valores de género/gênero possíveis, sendo que a escolha de um valor não tem consequências morfológicas (a palavra mantém-se inalterada independentemente do género) mas tem consequências sintácticas/sintáticas, pois este substantivo *****tem a capacidade de desencadear alterações morfológicas nas palavras que com ele concordam.*****
    Exs.: «o intérprete/a intérprete, o jurista/a jurista»."(...)
    Referencia:http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=12203

    ResponderExcluir
  2. Halk,
    Ainda bem que voce nao é mesmo, pois concordo plenamente com o texto em tese.

    ResponderExcluir