25 de maio de 2011

PRINCIPAIS BATALHÕES E COMPANHIAS DA PMCE


FICHA INFORMATIVA - Reproduzido de: Blog Amigos do Ronda - Publicação: 24/05/2011 - Imagem: Divulgação PMCE
Leia a Matéria Completa no Site referenciado: Clique Aqui


Batalhão de Choque (BPChoque)
O Batalhão de Polícia de Choque, originou-se da Companhia de Policiamento de Choque do 5º BPM, a qual teve sua criação no dia 22 de outubro de 1977 por força da lei estadual nº10.145.

No dia 23 de maio de 1985, foi criado da antiga Companhia de Choque, o atual Batalhão de Polícia de Choque, por força da lei estadual . Apesar da sua criação ter sido no dia 23 de junho do mesmo ano, funcionava na ala direita do prédio do 5º Batalhão Policial Militar.

O Batalhão de Polícia de Choque, teve como seu primeiro comandante o Major PM Roberto Silva Nogueira e SubCmt o Major PM José Raimundo Figueiredo Filho, sendo o Major Figueiredo o 1º a assinar o boletim interno nº001/85 datado de 13 de junho de 1985, na ocasião o mesmo estva respondendo pelo comando do Batalhão.O BPCHOQUE, como força de reação do Comandante Geral da PMCE, é uma unidade de antiguerrilha, controle de tumulto, patrulhamento urbano e rural.

Polícia Rodoviária Estadual (PRE, antiga CPRV)
Criada em 2010 a partir da antiga CPRV, a PRE foi reformulada para atender todo o estado do Ceará. Uma das mudanças, era que a CPRV tinha status de companhia, portanto, contava com um número reduzido de policiais militares, realidade que mudo, de imediato à mudança, o efetivo de PM´s foi dobrado.

Batalhão de Polícia Comunitária (BPCom)
O BPCom é responsável pela gestão do programa Ronda do Quarteirão, agora presente em 42 municípios. O Ronda, representa atualmente um modelo para todo o país.

Batalhão de Polícia Turística (BPTur)
Atuando operacionalmente em todo o estado, o BPTur é subordinado ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) e sua principal atribuição é o patrulhamento especializado em cidade e/ou lugares de maior potencial turístico.

Companhia de Policiamento Ambiental(CPMA)
Tal Unidade militar foi criada com o objetivo de ampliar o policiamento ambiental para melhor preservar o meio ambiente, ficando subordinada ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), como é atualmente, e permanecendo no mesmo endereço de criação. Na mesma Portaria, foi designado para exercer a função de Comandante da CPMA o então 1º Ten PM Ghiorgiony Franklin da Silva

Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO)
Para muitos, o policiamento mais eficiente da corporação é exercido por PM´s do RAIO, grupo de elite do Pelotão de Motos da PMCE. Criada em 2004, tem destacado valor operacional, traduzindo em prisões e apreensões.

Cavalaria (Esquadrão)
Os policiais montados atuam em eventos que vão desde praças esportivas, passando por operações de controle de distúrbios civis até o policiamento ostensivo montado propriamente dito sempre no intuito de proporcionar maior sensação de segurança à comunidade. (PMCE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário