8 de junho de 2011

PROFESSOR DA UFRN CRITICA FORMAÇÃO POLICIAL

Matéria públicada originalmente no Jornal Tribuna do Norte e copiada do Blog:  http://2cpm6bpm.blogspot.com/
.
O professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Alípio Souza Filho, critica a forma de preparação das polícias do Brasil, pautada em concepções de autoritarismo e agressão.

"Essa não é uma questão individual, mas social. Uma polícia que usa a extorsão, pratica a tortura como técnica de investigação e oprime a população é uma polícia mal formada por inteiro. Por isso o mau policial é um mito", disse o professor da UFRN. Para Alípio, as polícias brasileiras, principalmente a Militar, não têm atuado como organismos do Estado moderno.

O sociólogo explica que o modelo baseado no abuso de autoridade e agressões são fruto de nossa herança escravocrata, que faz com que pessoas da base da pirâmide social continuem sendo oprimidas, tratadas como cidadãos inferiores, como os escravos do século 19. A herança explica também a naturalização da violência policial pela sociedade, que chega por vezes a incentivá-la.

O professor acredita que as práticas violentas são transmitidas formalmente nas academias, que raramente utilizam de concepções baseadas na civilidade e nos direitos humanos. O que se alia a falta de celeridade e resultado final nas apurações chegadas às corregedorias do país.

Para ele, a solução do problema só será alcançada se for esquecida a idéia de etapas, e se as ações sejam tomadas concomitantemente. O poder público deve mudar a forma de preparar os policiais!

Fonte: Tribuna do Norte Via Blog da 2ª Cia do 6º BPM

Um comentário:

  1. é justo a critica,mais esse tipo de policia q o sr deseja é de primeiro mundo...a população brasileira ainda está muito longe da realidade,essa população tem ainda q se preparar pra merecer uma policia assim ou seja;desse porte,uma policia polida p/ c/ o cidadão,um estado d direito q funcione sem influencia politica,ou aquela velha frase vc sabe c/ quem esta falando? talvez o sr:trate assim um agente do estado q também ao lhe abordar por algum motivo o sr:use tambem a velha conversa,sabe quem sou eu?...infelizmente a população merece a policia q tem,mal administrada,mal formada ,mal remunerada e c/ problemas de estresse q atravez d uma ditadura disfarçada d democrácia força um funcionario q tem q resolver problemas do povo e não ser ajudado pelos seus administradores a resolver os seus.

    ResponderExcluir