14 de junho de 2011

CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ - A RESISTÊNCIA AOS CANGACEIROS DE LAMPIÃO

Espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró
Imagem retirada da internet. Autor desconhecido

Todo ano Mossoró recebe milhares de turista oriundos de todos os estado brasileiros e que vêm à cidade participar de um dos maiores eventos juninos do País, que tem como diferencial, a gratuidade de todos os seus shows.

Anexo ao evento principal chamado de Mossoró Cidade Junina, todo ano é exibido ao público o espetáculo teatral ao ar livre que ficou conhecido como "Chuva de Bala no País de Mossoró" e que relembra a trajetória do ataque do bando de Lampião a Mossoró, ocorrida em 13 de junho de 1927, e que veio a resultar na expulsão do bando da cidade, inclusive, tendo o movimento de resistência, sido reconhecido por Lampião como sua única derrota em vida.

Após a heróica resistência armada do povo mossoroense, no dia 13 de junho de 1927, os cangaceiros de Lampião fogem da cidade, restando morto o cangaceiro Colchete e preso o cangaceiro José Leite de Santana, vulgo "Jararaca", capturado após ser gravemente ferido.

Já no dia 14 de junho de 1927 (exatos 84 anos completos hoje), um dia após a derrota dos cangaceiros para a "resistência", Jararaca foi interrogado pelo Tenente Laurentino Ferreira de Morais, na delegacia de polícia de Mossoró. A presença do cangaceiro na cidade ainda gerava preocupação ao povo local, que temiam a possibilidade de uma tentativa de resgate por parte dos cangaceiros de Lampião. Quatro dias após ser interrogado, Jararaca foi assassinado no cemitério da cidade, por um grupo de policiais. (leia sobre esse fato, clicando aqui e aqui).

Essa narrativa demonstra que é que o espírito lutador do povo mossoroense continua sendo lembrado com orgulho pela sociedade local e contada com vigor pelas centenas de historiadores, culminando com a apresentação de um dos maiores espetáculos ao ar livre, já apresentados no Brasil.

Por TOXINA, com informações do Livro Cronologia da Policia Militar do Rio Grande do Norte, do Cel. Angêlo Mário de Azevedo Dantas e do Site da Prefeitura de Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário