20 de janeiro de 2010

DICA DE LEITURA - ELITE DA TROPA E A VERDADE DA TROPA

Li o livro Elite da Tropa, de André Batista e Rodrigo Pimentel, em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares, em 2006, logo que foi lançado. No meio "underground" dos leitores de livros policiais comentava-se que esse livro iria revolucionar o modo como as pessoas viam o BOPE, a ROTA e outros Grupos de Elite. De início só fez sucesso entre leitores policiais, mas após o lançamento do filme Tropa de Elite, no qual o livro foi baseado, foi necessário reeditá-lo algumas vezes. Inclusive a capa original do livro é essa que tenho, mas após o sucesso do filme, o livro foi relançado com a foto do Capitão Nascimento, anti-héroi do filme Tropa de Elite. Segundo os autores, o livro é baseado em acontecimentos reais, em que retrata o cotidiano do BOPE do Rio de Janeiro.

O livro Incursionando no Inferno – A Verdade da Tropa, do Coronel da PMRJ, Mário Sérgio Duarte, também narra as histórias vividas pelos homens do BOPE. O livro não trás uma narrativa tão forte e envolvente quanto o livro Elite da Tropa, mas vale a pena conferir.

Alguns críticos literários com conhecimento na área publicaram a seguinte resenha que deu mote ao sucesso dos dois livros. "A Verdade da Tropa, assim como o Elite da Tropa contam histórias “suprareais”. As histórias são fictícias, os personagens são fictícios, mas o cheiro de pólvora no ar…é real".

Nenhum comentário:

Postar um comentário