19 de janeiro de 2010

DICA DE LEITURA - VIGIAR E PUNIR

A dica de leitura de hoje é Vigiar e Punir, do filósofo francês Michel Foucault. Antes restrito a sala de aula de cursos de Ciências Sociais esse livro se tornou famoso para o público em geral no Brasil depois que ele apareceu em uma cena do filme Tropa de Elite, quando uma turma de alunos de uma faculdade particular do Rio de Janeiro discutiam a autoridade do Poder punitivo do Estado.

Michel foucault não escreve de forma fácil. É preciso estar familiarizado com textos "profundos" com temáticas sociais para captar a essência do que ele escreve. Nesse livro Foucault aborda o emprego do poder punitivo sobre os corpos súditos, exaltanto as práticas medievais de punição chegando ao tempos modernos. E é na abordagem as sociedades mais modernas que o significado de vigiar e punir ganha maior repercução, pois a forma punitiva se tornou mais complexa, sem os suplícios carnais, embora o controle de uma unidade sobre um conjunto transformou-se no mote das relações de poder.

Para quem quer entender um pouco sobre o poder do militarismo, esse livro é um primeiro passo a ser seguido. Boa Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário