11 de janeiro de 2010

DICA DE LEITURA - ROTA 66 E MATAR OU MORRER


Hoje indico dois livros que abordam temas parecidos mas sob óticas diferentes e contrárias. O primeiro livro é o Rota 66 - A Historia da Policia que Mata, do jornalista brasileiro Caco Barcellos. Já li este livro algumas vezes. O livro, segundo o autor, mostra a realidade de pessoas inocentes que morreram nas mãos da ROTA. Pessoalmente acredito que o livro aborda realidades conhecidas das polícias do Brasil, embora acho que o autor pecou ao "endeusar" os bandidos e generalizar os policiais da ROTA como "bandidos fardados" a ponto dos textos parecerem preconceituosos.

O segundo livro é Matar ou Morrer, de Conte Lopes, que aborda justamente o dia a dia dos policiais da ROTA e os embates heróicos ocorridos entre policiais da ROTA e bandidos perigosos do Estado de São Paulo. O filme ROTA COMANDO, lançado no ano passado, foi baseado neste livro. Aqui, o autor, que foi Oficial da ROTA, condecorado várias vezes por bravura, narra diversas situações vividas por ele durante o tempo em que esteve no Batalhão Tobias de Aguiar, em São Paulo. Aqui, ao contrário do ROTA 66 cujo textos parecem "endeusar" os bandidos, os policiais do ROTA é que chegam a esse patamar.

Lógico que a leitura dos dois livros é muito interessante, pois eles se complementam, mas, quem se prontificar a entrar nesses dois mundos, deve fazê-lo com total imparcialidade, sem conceitos preconcebidos e que esteja apto a aceitar e rejeitar fatos que parecem inverossímeis, originados de mentes brilhantes que usam a escrita de forma tão perfeita que nos envolvem e nos convencem completamente.

O livro Rota 66 adquiri em um sebo da cidade. já o livro Matar ou Morrer, ganhei em setembro do ano passado do próprio autor (inclusive autografado) e que hoje é Deputado Estadual em São Paulo.

Um comentário: