8 de fevereiro de 2010

DICA DE LEITURA - LIÇÕES DE DIREITO PARA A ATIVIDADE POLICIAL MILITAR.

A atividade policial é uma das mais complexas do mundo. A todo momento um policial se tranforma em pai, padre, juiz, conselheiro, amigo, inimigo, vítima, acusado, entre outros milhares de adjetivos que poderiamos citar. Por ser uma profissão tão suigeneres, a vida de qualquer policial caminha entre a tênue linha da legalidade e da ilegalidade. Qualquer falha por menor que seja pode transformar o policial em um transgressor da lei, principalmente pela dinâmica do trabalho, onde muitas vezes ele tem que tomar decisões seríssimas em segundos e sob pressão total.

Pois bem, a dica de leitura de hoje está diretamente relacionada ao dia-a-dia da profissão polical. O livro é Lições de Direito Para a Atividade Policial Militar, de Jorge Cesar de Assis. O autor é Promotor de Justiça, formado na Faculdade de Direito de Curitiba. A idéia do livro foi justamente a de facilitar e orientar o policial militar na sua rotina diária, já que ele mesmo é também Oficial da Reserva da Polícia Militar do Paraná.

Retratado de forma simples e de fácil compreensão aborda fatos que muitas vezes deixam PMs em dúvida sem saber até onde ele pode ir em uma ocorrência. No livro são discutidas dos mais simples aos mais complexos assuntos do cotidiano policial. Um livro indispensável que deveria estar 24 horas dentro de uma viatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário