22 de agosto de 2010

CURIOSIDADE - FOTOS DOS SARGENTOS DA PMRN EM 1947

Sargentos da PMRN - 1947

A história de um povo, de uma instituição jamais deve se esquecida. Baseado nessa afirmativa, sempre venho postando fotos e dados históricos que marcaram a história da PMRN.

Para tanto, consegui um aliado de peso que tanto tem me ajudado a trazer para vocês, amigos leitores, fatos do passado que marcaram nossa gloriosa polícia militar. Trata-se do Coronel da PMRN Ângelo Mário de Azevedo Dantas, que freqüentemente nos fornece informações raras e preciosas.

A foto acima, também fornecida pelo Coronel Ângelo, e que faz parte do acervo pessoal do Sr. Daniel Manso, foi tirada no ano de 1947, em frente ao Antigo Quartel da Salgadeira, em Natal, onde atualmente está instalada a Casa do Estudante. Na foto, um grupo de sargentos da PMRN .

O que me chamou a atenção foi o modelo do fardamento utilizado por eles. As divisas que designam as graduações, diferente da forma como são utilizadas atualmente, tinham sua ponta voltada para baixo.

Muito provavelmente, esse era um fardamento de gala, utilizado em ocasiões especiais. Não recebi informações específicas a respeito dessa imagem, mas acredito tratar-se justamente da foto comemorativa da formação dos terceiros-sargentos.

2 comentários:

  1. Amigo Gama, cuidado para não me confundir com o major Angelo Raimundo da Silva Junior. (você escreveu coronel Angelo Mario de Azevedo Junior, em vez de Azevedo Dantas). Mas Angelo Junior é meu amigo, trabalha comigo e também gosta muito de história da PM, inclusive, desenvolveu um importantíssimo trabalho de pesquisa em forma de livro e só está faltando agora publica-lo.

    ResponderExcluir
  2. Outro Lapso. Acho que tenho que tomar memorex vez por outra.

    ResponderExcluir