15 de outubro de 2010

CURIOSIDADE – CERIMÔNIA DE DECLARAÇÃO DE ASPIRANTES DA PMRN, TURMA 1955

A turma de aspirantes de 1955 era composta por sete oficiais: Antonio Olegário dos Santos (coronel RR - falecido recentemente), Edmilson Fernandes Holanda, Geraldo Laurentino da Silva (coronel - falecido), José Almeida da Silva, José Soares, Lauro de Oliveira Galvão e Luis Firmino da Silva, que posteriormente tornou-se juiz de direito. O Tenente Coronel Firmino foi o primeiro oficial da PM/RN a realizar o CSP - Curso Superior de Polícia e também o primeiro a migrar para o poder judiciário mediante concurso público. É o pai dos coronéis Erasmo Firmino da Silva e Franklin Firmino da Silva.

A ata de conclusão do CFO foi publicada no boletim nº 85, de 15 de abril de 1955, porém a data exata da solenidade de declaração de aspirantes não foi possível detectar, contudo, deve ter sido realizada ou no mesmo dia ou poucos dias após.

A solenidade ocorreu no recém inaugurado Quartel do Comando Geral - QCG, cuja inauguração data de 30 de maio de 1953.

Ainda sobre os aspirantes da turma de 1955, O coronel Geraldo Laurentino da Silva foi o primeiro comandante do corpo de bombeiros por ocasião da reestruturação de tal OPM em 21 de setembro de 1955. Porém, somente entrou efetivamente em atividade no ano de 1959, no QCG, exatamente no local ocupado atualmente pelo CPI.
.
Por toxina, com informações históricas fornecidas pelo Coronel PMRN, Ângelo Mário de Azevedo Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário