18 de outubro de 2010

CURIOSIDADE - POLICIAMENTO COM BICICLETAS EM MOSSORÓ

Exemplos de policiamento com bicicletas
Imagens retiradas do Google Images
O emprego do policiamento com bicicletas não é uma novidade. Conhecido também por "Bike Patrulha" ou “Bike Policiamento”, é empregado em quase todas as polícias do mundo.

O policiamento com bicicleta cria um meio termo entre o policiamento a pé e o motorizado. Ele trás vantagens e desvantagens em relação aos outros dois.

A maior aproximação com o cidadão é uma grande vantagem, porém, o policiamento deve ser aplicado em um espaço curto, limitado a poucos quarteirões de um bairro.

Não se deve pensar o policiamento de bicicleta como uma ferramenta eficiente de combate ao crime já praticado, pois a maioria dos casos de roubos, furtos e homicídios consumados são praticados por pessoas que se utilizam de transportes rápidos para auxiliar na fuga.

O policiamento de bicicleta deve ser encarado como um tipo proativo de policiamento, ou seja, utilizado para prevenir o avanço da criminalidade na área em que está sendo aplicado.

Policiamento com Bicicletas em Mossoró
Em meados de 1995, o policiamento foi testado em Mossoró, contudo, durou muito pouco. O primeiro motivo do insucesso estava justamente nas condições e características dos veículos. Para início do policiamento foram utilizadas algumas bicicletas velhas (monark barra circular) que foram recuperadas e pintadas com cores características da PM. O ideal para esse tipo de policiamento são as Mountain Bikes, com marchas, que se adaptam bem a terrenos ruins.

Além disso, o equipamento e o fardamento não eram os ideais, já que os policiais usavam o mesmo fardamento operacional utilizado no policiamento motorizado. O ideal seria a utilização de roupas mais esportivas, que propiciassem mais mobilidade e conforto.

O policiamento foi empregado principalmente nas ruas dos bairros Carnaubal, Alto Xerem e Belo Horizonte, e gerou alguns resultados satisfatórios

De certo, a intenção era boa, mas foi aplicado de maneira superficial, o que resultou na sua rápida extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário